🥕 Ingredientes
- 1 kg de trigo para quibe
- 1 kg de carne bem moída (ou bem processada)
- 2 cebolas médias bem raladas
- 8 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de hortelã da folha miúda (fresca) bem picadinha
- 500 g de suan de porco (pode ser costelinha suína em pedaços pequenos)
- 3 xícaras de arroz agulhinha (6 xícaras de água)
- 1 colher de sopa de gordura de porco (faz toda a diferença)
- 1 folha de louro
- 1 kg de mandioquinha (batata baroa)
- 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
- 1 xícara de chá de leite
- 1 pepino médio (fresco)
- suco de 2 limões
- ½ copo de de água gelada
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva (extra virgem)
- 1 pitada de pimenta do reino torrada e moída
- sal a gosto
👨🍳 Modo de preparo
0 de 32 passos concluídos
-
QuibeLave bem o trigo e deixe de molho por 6 horas.
-
Escorra bem e reserve.
-
Tempere a carne com 1 cebola ralada, 3 dentes de alho, sal e a hortelã.
-
Reserve por duas horas para pegar o tempero.
-
Misture o trigo com 500 g da carne já temperada (para dar liga).
-
Unte levemente uma forma de alumínio ou refratária com margarina.
-
Forre a fôrma com a metade da mistura do trigo/carne.
-
Refogue o restante da carne moída levemente (para não perder a umidade da carne).
-
Espalhe o refogado na fôrma e cubra com a outra metade da mistura.
-
Leve ao forno médio por 40 minutos, (o tempo depende do fogão).
-
Espere ficar frio e corte em cubos.
-
Tempere o Suam ou costelinha com 3 dentes de alho (pasta), 1/2 cebola ralada e 1 folha de louro, sal a gosto e 1 colher se sopa de banha de porco.
-
Refogue o Suan ou costelinha.
-
Mexa até dourar.
-
Junte o arroz (já lavado e escorrido e refogue mais um pouco).
-
Junte a água e deixe cozinhar.
-
Pode ser preciso um pouco mais de água quando o arroz estiver secando.
-
Cozinhe a mandioquinha na água e um pouco de sal, tire a casca.
-
Passe no espremedor de batata.
-
Coloque numa panela antiaderente.
-
Junte a manteiga, sal a gosto e a xícara de leite, misture bem.
-
Leve ao fogo baixo sempre mexendo até atingir o ponto de purê.
-
Descasque e pique o pepino bem miudinho.
-
Coloque numa tigelinha (marinex ou louça).
-
Junte meia cebola ralada, 2 dentes de alho bem picadinhos.
-
Cubra com o suco de 2 limões
-
Coque as 2 colheres de azeite, uma pitada de pimenta-do-reino e sal a gosto.
-
Em seguida coloque ½ copo com água gelada.
-
Misture para ficar homogêneo.
-
O molho de pepino deve ser colocado em cima do quibe na hora de servir.
-
Quanto a montagem do prato e o acompanhamento (arroz e purê).
-
Use sua imaginação e criatividade.
Seja o primeiro a comentar!