🥕 Ingredientes
- 1 dente de alho picadinho
- 1 cebola média cortada em quadradinhos não muito pequenos
- 2 colheres de sopa de pimentões verdes
- 4 colheres de sopa de pimentão vermelho
- 1 tomate sem pele e sem sementes picado e espremido na mão
- Azeitonas pretas e verdes fatiadas
- Orégano
- Pimenta
- Cheiro verde
- 3 colheres de sopa de requeijão tipo catupiry
- 1 fio de azeite
- 1 pitada de fondor(tempero para aves) ou sal
- 1 pontinha de colher de chá de farinha de trigo
- 1 lata de atum light escorrida
- 2 tomates sem pele espremidos na mão em rodelas temperados com sal e ervas
- Queijo mussarela
- 2 ovos grandes
- 1 colher de sobremesa de sal (não vá encher, é uma colher normal)
- 2 colheres de sopa de açúcar generosas
- 2 colheres de sopa generosas de manteiga
- 1/2 xícara de chá de azeite extra virgem
- 2 xícaras de chá de leite morno (420 ml)
- 1 kg de farinha de trigo
- 20 g de fermento biológico fresco ou um sachê do seco
👨🍳 Modo de preparo
0 de 19 passos concluídos
-
Refogue no azeite o alho, junte a cebola e os pimentões, em fogo alto, refogando por 1 minuto.
-
Acrescente o fondor ou o sal.
-
Esprema com as mãos o tomate, para reduzir a quantidade de água, acrescente-o e refogue por mais 1 minuto.
-
Desligue o fogo.
-
Acrescente o orégano, a pimenta e o cheiro verde.
-
Por fim, coloque o atum bem escorrido e o requeijão, misturando bem.
-
Reserve para esfriar.
-
É recheio suficiente para metade da massa da receita. Usei outros recheios para o restante.
-
Caso pretenda rechear toda a massa com ele, dobre.
-
Na ordem acima, acrescente os ingredientes na máquina de pão.
-
Use o ciclo MASSA.
-
Após apitar, aguarde 5 minutos, tempo em que prepara o local aonde trabalhará a massa.
-
Divida a massa conforme pretende modelar os pães.
-
Eu dividi ao meio.
-
Reservei metade para o pão de atum. A outra metade, parti em dois novamente: uma parte virou um pão de frios.
-
A terceira parte, dividi novamente, deixando uma parte com um terço e a outra com dois terços de massa.
-
A parte maior, trancei. A menor, fiz uma baguetinha.
-
Abri a massa com mais ou menos 2 mm de espessura, em um quadrado de 30x40 cm.
-
Centralizei o recheio, fiz trabalhos na massa (veja a foto) e trancei, fechando o pão. Espere descansar por mais 20 minutos, pincele gema e asse em forno baixo.
Seja o primeiro a comentar!