🥕 Ingredientes
- 200 g de pão francês (não use o tipo baguete, pois tem pouco miolo - antigamente fazíamos com as chamadas "bisnagas", mas eu não encontro mais esse formato de pão)
- 1 copo de leite morno
- 50 g de manteiga derretida
- 3 ovos batidos
- 1 gema para pincelar
- 300 g de camarão médio, limpo
- 1 ou 2 tomates sem pele nem sementes, picados
- 1 cebola média ralada
- Salsa e cebolinha picadas, a gosto
- Caldo de 1/2 limão
- Coentro em pó
- Louro em pó
- Pimenta-do-reino moída
- Azeite de oliva (prefira o extra virgem)
👨🍳 Modo de preparo
0 de 11 passos concluídos
-
Retire as cascas do pão e coloque de molho no leite morno até amolecer.
-
Passe numa peneira e junte a essa massa a manteiga e os ovos, misturando bem.
-
Tempere o camarão com o sal, o coentro, o louro, a pimenta e o suco de limão - deixe "tomar gosto" na geladeira, enquanto prepara a massa e pica os temperos.
-
Em uma panela ou frigideira funda, coloque o tomate, a cebola, a salsa, a cebolinha e o quanto baste de azeite para refogar (seja generoso).
-
Refogue em fogo alto por uns 2 minutos, até o tomate começar a dissolver.
-
Acrescente os camarões com o caldo de temperos onde estes estavam e refogue um pouco mais.
-
Regue com um pouco de água e deixe cozinhar os camarões (cuidado, não deixe cozinhar demais ou eles ficam duros e perdem o gosto), deixe ficar um pouco de môlho - mas não muito.
-
Em um refratário untado com azeite de oliva, arrume uma camada de massa, coloque o recheio de camarões e cubra com outra camada de massa.
-
Pincele com a gema dissolvida em um pouquinho de azeite e leve ao forno médio/alto até dourar.
-
Se desejar, polvilhe com queijo parmesão ou pecorino, assim que retirar do forno.
-
Dá bem para uma refeição de duas pessoas, acompanhado de uma salada verde, ou para mais convivas - se for sevido como parte de um lanche.
Seja o primeiro a comentar!