🥕 Ingredientes
- 1 xícara de chá de açúcar
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 1 abacaxi (mais ou menos 400 g)
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 4 ovos
- 1 colher de amido de milho (maizena)
- 1 colher de café de essência de baunilha
- 3 colheres de sopa de leite em pó
👨🍳 Modo de preparo
0 de 15 passos concluídos
-
Retire a casca do abacaxi e coloque no liquidificador junto com 1/2 xícara de água.
-
Bata a fim de obter um suco grosso, coe e devolva para o liquidificador.
-
Corte o restante do abacaxi em cubos pequenos, mas não muito para não desmanchar.
-
Divida a lata de creme de leite em praticamente duas porções uma sem soro e outa com o soro. Pode não dar metade, mas não tem tanta importância, desde que divida o soro, ou boa parte dele.
-
Coloque o abacaxi em cubos numa panela juntamente à 1 xícara de açúcar e ao restante da água (a outra metade da xícara), leve ao fogo até obter uma calda nem tão grossa nem tão rala, reserve.
-
No liquidificador junte ao suco o leite condensado, o creme de leite com o soro, 4 gemas, o leite e a maizena, bata por uns 3 minutos e leve ao fogo mexendo sempre até obter um creme homogêneo, no ponto de mingau, reserve.
-
Leve ao fogo baixo, sempre mexendo, as claras e as 4 colheres de açúcar, por uns 3 minutos.
-
Não pare de mexer, começa soltar uma gosma branca, desligue e leve à batedeira aumentando a velocidade gradativamente por uns 5 minutos até obter um creme homogêneo.
-
Acrescente a essência de baunilha e bata por mais um minuto.
-
Por fim acrescente o creme de leite grosso, sem soro e bata por mais 2 minutos.
-
Em um refratário (que vá à geladeira, pode ser um "marinex") misture a calda e o creme (mingau).
-
Deixe um pouco da calda para decorar.
-
Por cima jogue o segundo creme/cobertura (com a essência).
-
Leve à geladeira por 1 hora, retire, decore com o restante da calda e leve à geladeira novamente por mais 1 hora.
-
Se colocar a calda pra decorar sem ele endurecer primeiro a calda vai desaparecer.
Seja o primeiro a comentar!