🥕 Ingredientes
- 3 xícaras de arroz japonês
- 1 xícara de arroz brasileiro
- 3/4 xícara de vinagre de arroz de preferência caso não tenha use vinagre comum
- 5 colheres de sopa de açúcar refinado
- 1 colher de sopa rasa de sal
- Realçador de sabor a gosto
- Gengibre (pode ser em conserva)
- Gergelim branco e preto à vontade
- 1 cenoura média
- 1 pepino japones médio
- 150g de vagem
- 2 ovos
- 1 calabresa (pode ser substituído por atum enlatado)
- Nori (alga) para enrolar (de 5 a 6 folhas)
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de cerveja
- 1/2 xícara de água
- 1 pitada de sal
👨🍳 Modo de preparo
0 de 24 passos concluídos
-
Lave o arroz, esfregando com as mãos, até que a água fique transparente.
-
Coloque em uma panela o arroz e 4/5 xícaras de água.
-
Deixe cozinhar em fogo baixo com a tampa semi-aberta.
-
Assim que a água secar, desligue o fogo e deixe a panela fechada por 10 minutos. após transfira o arroz para uma vasilha, adicione o gergelim e o gengibre (ralado ou bem picadinho).
-
Acrescente em um pote pequeno o vinagre, o açúcar e o sal, misture bem até dissolver tudo.
-
Coloque sobre o arroz e mexa suavemente para misturar todos os ingredientes no arroz.
-
Deixe esfriando.
-
Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois transfira para uma vasilha rasa retangular e deixe descansar.
-
Coloque a cenoura inteira e as vagens para cozinhar na mesma panela.
-
Não deixe a cenoura cozinhar muito a ponto de não fique muito dura, nem muito mole.
-
Após corte em pequenos filetes, também corte o pepino japonês em filetes (retirar as sementes).
-
Com os ovos faça um omelete (bem fino) - 1 ovo por vez, e corle em tiras cerca de 0,5 cm, a calabresa corte também em filetes e frite bem (caso você opte pelo atum deixe escorrer todo o óleo e adicione formando uma pequena tira).
-
Para enrolar os sushis você vai precisar de uma esteirinha (caso não tenha pode usar papel alumínio).
-
Eobre a esteira coloque uma folha de Nori (a parte lisa para baixo).
-
Molhe os dedos e, com as mãos, espalhe o arroz (somente depois de esfriar), deixando a extremidade voltada para o seu lado, cerca de 1 dedo sem arroz e da outra extremidade deixe cerca de 2 dedos sem arroz.
-
As laterais tente preencher bem com o arroz.
-
O arroz não deve ser pressionado e deve ser colocado em fina camada sobre a alga (Nori).
-
Após, coloque os vegetais, o ovo e a calabresa cerca de 3 a 4 dedos da extremidade voltada para você de maneira que formem uma única tira.
-
Enrole (de forma que ele fique bem apertadinho).
-
Molhe a ponta da alga para o sushi não desenrolar. Corte exatamente no meio e reserve.
-
Quando terminar de enrolar todos passe na massa e frite em gordura bem quente (apenas até ficar dourado) e então transfira para papel toalha para que a gordura escorra.
-
Após fritar todos, corte o sushi em 4 partes.
-
Para cortar melhor molhe sempre a faca em água.
-
Sirva com shoyu e gengibre em conserva.
Seja o primeiro a comentar!