🥕 Ingredientes
- colher de pau
- sudare (esteira de bambu apropriada para sushis)
- 2 xícaras de arroz japonês
- 200 ml de molho su
- 500 ml de vinagre de arroz
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de sal
- 4 folhas de nori cortadas ao meio
- 1 embalagem de cream cheese
- 2 latas de atum (conservado em água)
- 300 ml de água gelada
- 2 ovos
- 1 copo de farinha de trigo
- 1 pitada de realçador de sabor
👨🍳 Modo de preparo
0 de 25 passos concluídos
-
O molho su deve ser o primeiro a ser preparado pois deve ser adicionado frio ao arroz.
-
Para prepará-lo basta misturar o vinagre, o açúcar e o sal e levar ao fogo mexendo sempre até diluir.
-
Deixe esfriar antes de usar.
-
Lave bem o arroz até que a água corra límpida.
-
Coloque numa panela e cubra com água até 2 dedos acima do arroz.
-
Cozinhe em fogo alto até a água secar um pouco e então abaixe o fogo e tampe a panela para terminar de cozinhar.
-
Após cozido desligue o fogo e deixe descansar por mais 10 minutos com a panela ainda tampada.
-
Passados os 10 minutos de descanso despeje o arroz em um refratário e adicione 200 ml do molho su.
-
Misture com colher de pau sempre de baixo para cima para evitar que os grãos de arroz se quebrem.
-
Enquanto mistura abane o arroz para que esfrie rápido e mantenha todo o seu brilho.
-
Após ter esfriado totalmente cubra com um pano úmido e reserve.
-
Misture bem todos os ingredientes e reserve na geladeira até a hora de usar.
-
Antes de qualquer coisa abra as latas e despeje o atum em uma peneira.
-
Pressione bem com as costas de uma colher para que todo o líquido seja drenado e reserve.
-
Coloque o cream cheese em um saco de confeitar e reserve.
-
Para iniciar a montagem disponha uma folha de nori sobre a esteira (sempre com o lado brilhante para baixo).
-
Molhe as mãos (para que não grude arroz) e espalhe o arroz sobre o nori, deixando 1 cm livre de um lado.
-
Coloque então uma faixa de cream cheese e um pouco de atum no lado que não deixou sobrar 1 cm.
-
Enrole com a esteira sempre apoiando o peso das mãos, mas sem pressionar muito (senão o recheio vaza pelas laterais).
-
Repita esta operação com todos os rolinhos.
-
Em uma frigideira bem larga esquente bastante uma boa quantidade de óleo de soja (pois tem sabor neutro).
-
Retire a massinha da geladeira e empane os rolos de sushi.
-
Recomendo fritar no máximo 2 rolinhos por vez para que não ocorra um acidente.
-
Depois de fritar todos os rolos corte cada 1 em 8 pedaços e disponha em um prato.
-
Sirva acompanhado de shoyu, molho tarê ou mostarda (minha favorita).
Seja o primeiro a comentar!