🥕 Ingredientes
- 2 cenouras grandes raladas (um prato fundo bem cheio)
- 500 g de carne seca dessalgada
- 300 g de linguiça seca defumada (fina)
- 1/2 maço coentro fresco
- 1/2 maço de salsinha/cebolinha
- Pimenta em molho ou em óleo
- 700 g de batata
- 300 g de mandioquinha (se quiser mais, diminua na batata)
- 100 g de bacon
- 100 ml de leite
- 1 colher generosa de manteiga
- 1 colher generosa de alho triturado (ou 5 dentes grandes, picados)
👨🍳 Modo de preparo
0 de 34 passos concluídos
-
Eu dessalgo a carne seca simplesmente fervendo com bastante água.
-
Depois de fervido, jogo a água e repito o processo.
-
Após a segunda fervura geralmente o sal está no ponto.
-
Não fervo uma terceira vez pois na minha opinião a carne perde o sabor.
-
Descasque a batata e a mandioquinha, corte em pedaços e coloque pra cozinhar numa panela com água.
-
Deixe ficar bem macias, pois vai ser feito um purê.
-
Pique o coentro, a salsinha e a cebolinha bem picados e reserve.
-
Se tiver processador, melhor.
-
Não use desidratados, use os temperos verdes frescos.
-
Desfie a carne seca em seguida, ou pique em pedaços bem pequenos.
-
Tire a pele das linguiças, corte-as ao meio no sentido do comprimento e pique em pedaços pequenos.
-
A carne seca e a linguiça, juntas darão um prato fundo cheio.
-
Coloque um fio de óleo em uma panela, adicione a linguiça e dê uma boa dourada.
-
Adicione o alho e a carne seca, mexendo para não queimar.
-
Quando a carne seca começar a soltar umidade, abaixe o fogo, adicione os temperos verdes (coentro, salsinha, cebolinha), mexa e tampe.
-
Deixe por uns 5 minutos para incorporar o sabor, adicione a cenoura ralada e a pimenta (eu uso pimenta dessas fraquinhas de molho, dá pra colocar bastante sem medo).
-
Mexa um pouco para misturar tudo, tampe a panela e deixe cozinhar tampada.
-
Quando a cenoura estiver cozida mas ainda firme, prove o sal (não se assuste se ficar um pouco salgado, o purê não leva sal).
-
Desligue o fogo e deixe descansar destampada, para secar o excesso de água naturalmente.
-
Pegue as batatas e a mandioquinha cozidas, amasse bem com um garfo, juntas.
-
Coloque o bacon picado em uma panela com um fio de óleo, frite até ficar sequinho, adicione a batata/mandioquinha, o leite, mexa bem, adicione a manteiga e mexa até formar um purê macio, mas não deixe muito mole. ele tem que ficar firme, de pegar com a colher e ele não escorrer.
-
E praticamente sem sal, só o sal da gordura do bacon, mas isso ressalta o sabor da mandioquinha.
-
Ligue o forno, deixe aquecendo, e monte o prato.
-
Em um refratário de vidro grande, coloque um pouco do purê forrando a travessa, inclusive as bordas.
-
Coloque então a carne seca com a cenoura como um recheio, aperte bem.
-
Cubra com o restante do purê, alisando bem.
-
Se ficar mais alto não se preocupe, o purê firme não vai escorrer no forno.
-
Pincele com margarina se quiser, leve ao forno por 15 minutos, só para dar uma ligeira dourada na cobertura.
-
No micro-ondas são 10 minutos em potência média, mas se puder use o forno.
-
Retire do forno e sirva em seguida, na própria travessa.
-
Retire fatias com a espátula, de modo a servir porções com o purê e a carne, pois é a mistura que vai dar o paladar.
-
A maioria das pessoas nem percebe a cenoura.
-
Eu sirvo com arroz e uma salada forte, como agrião ou mostarda, se bem que o prato por si só é completo.
-
A sobra resiste bem na geladeira, coberta com filme plástico.
Seja o primeiro a comentar!