🥕 Ingredientes
- 3 xícaras de chá de arroz (cozido previamente)
- 1 lata de ervilha
- 2 colheres de sopa de cheiro verde picadinho
- 1 colher de sopa de orégano
- Azeite para untar
- 3 xícaras de chá de leite
- 2 ovos (separar clara e gemas)
- 3 colheres de sopa de maizena
- 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado
- 1/2 colher de chá de sal (ou a gosto)
👨🍳 Modo de preparo
0 de 9 passos concluídos
-
Prepare as 3 xícaras de chá de arroz (pode ser de véspera) e reserve.
-
Dissolva as 3 colheres de maizena em 1 xícara de chá de leite.
-
Em uma panela coloque as 2 xícaras de leite restante, coe as gemas em uma peneira para retirar a película que a envolve, mas não raspe a gema com colher ou algo parecido, bata a peneira na panela para tentar coar o máximo possível. A seguir acrescente nesta panela o leite dissolvido com a maizena (ainda frio) e o sal.
-
Cozinhe este creme mexendo sempre até ferver e dar o ponto (parecido com mingau). Desligue, coloque o queijo ralado e misture bem.
-
Bata as claras em neve até que fiquem bem firme e acrescente ao creme. Misture novamente.
-
Em uma panela maior, coloque o arroz cozido, acrescente a ervilha, o cheiro verde, o orégano e a seguir o molho branco. Misture bem.
-
Unte uma forma que vá ao forno com o azeite (pode ser manteiga também) e coloque o arroz preparado.
-
Cozinhe em forno moderado.
-
O tempo de preparo varia de acordo com o forno, observe até formar uma crostinha na parte superior (eu deixo cerca de 20 minutos em fogo baixo, com o arroz frio, se fizer na hora o tempo é menor).
Seja o primeiro a comentar!