🥕 Ingredientes
- 1 xícara de água
- 1/2 xícara de manteiga sem sal
- 1 xícara de farinha de trigo peneirada
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 4 ovos
- Silpat ou papel manteiga, saco de confeitar
- 200ml de leite
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de chocolate em pó
- 1 xícara de açúcar
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 100 g de chocolate meio amargo
- 100 g de chocolate ao leite
👨🍳 Modo de preparo
0 de 12 passos concluídos
-
Preaqueça o forno a 200°C. Forre a assadeira com silpat ou papel manteiga.
-
Em uma panela de fundo grosso coloque a água e a manteiga e leve ao fogo alto até ferver. Retire do fogo e junte de uma só vez a farinha, o açúcar e o sal. Volte ao fogo e misture bem até formar uma bola bem lisinha sem nenhum carocinho de farinha. Tire do fogo, coloque a bola em uma tigela para não cozinhar demais.
-
Deixe descansar por 5 minutos.Junte os ovos 1 a um mexendo com uma espátula firme, muita vontade e muque firme até deixar a massa bem lisa.
-
Repita o processo com cada ovo e bata bem a massa até que esteja homogenea e brilhante. O ponto certo da massa é fácil de achar, coloque uma quantidade na ponta dos dedos indicador e polegar, a massa não pode escorrer e tem que formar um fio grosso. Coloque a massa num saco de confeitar descartável, com um bico pitanga ou serrilhado e forme "gotinhas", deixe um espacinho entre as bombinhas. Leve ao forno obedecendo a seguinte ordem:
-
aumente a temperatura para 230°C. 615-20 minutos: baixe a temperatura para 200°C e asse até que estejam douradas.
-
baixe a temperatura para 180°C para que as bombinhas sequem.
-
Em uma panela misture o leite, o açucar, a farinha e o chocolate. mexa em fogo baixinho ate formar um mingauzinho. Espere esfriar e coloque na batedeira o creme e a manteiga, bata bem. Adicione os chocolates derretidos e bata até ficar fofinho.
-
Pronto é so rechear.
-
Monte já no prato em que você irá servir.
-
Cole os profiteroles recheados um ao lado do outro ate completar o espaço todo.
-
Coloque parte do recheio em uma manga de confeitar e cubra todas as bombinhas com o creme. Cubra com o restante das bombinhas.
-
Decore com chocolate.
Seja o primeiro a comentar!