🥕 Ingredientes
- 1 xícara (chá) de canjica de milho branco (Lavar bem a canjica, o milho branco, colocar de molho em água filtrada durante 12 horas, trocando 2 vezes a água e colocando na geladeira, até usar).
- Caldo de sobras de legumes batido no liquidificador (preferência cenoura)
- folha de louro a gosto (no máximo 2)
- 4 dentes de alho amassados
- 1 cebola picada
- 1 colher(cha) de sal
- 1/2 litro de leite
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
- 1 colher (café) de noz-moscada moída
- 1 colher (sopa) de salsa desidratada ou fresca
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída, menos ou mais, a gosto
- 3 ovos inteiros
- 1/2 colher (chá) de curry
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- sal a gosto
👨🍳 Modo de preparo
0 de 8 passos concluídos
-
Escorra, lavando bem com água do filtro, o milho branco, que ficou de molho por 12 horas.
-
Coloque na panela de pressão com 4 xícaras de água, o caldo de legumes, as folhas de louro, o alho, a cebola e o sal. Cozinhe por 25 minutos, contados a partir do começo da pressão.
-
Apague o fogo, espere a panela esfriar por 10 minutos. Tire a pressão da panela debaixo da torneira fria e, só então, abra a panela. Separe os temperos e reserve a canjica.
-
Em outra panela, em fogo baixo, coloque o leite e, aos pouco, coloque a farinha de trigo, mexendo sempre para não empelotar.
-
Coloque a manteiga, a noz-moscada, a salsa, a pimenta-do-reino moída e o sal, mexendo bem até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar completamente. Separe as gemas das claras. Acrescente as gemas a massa, já fria, junto com o curry, o queijo ralado e a canjica reservada. Bata as claras em neve e as misture também na massa.
-
Coloque a massa num refratário grande, untado com pouco óleo ou manteiga. Leve ao forno médio (200 graus), por cerca de 25 minutos, ate ver que esta dourado em cima.
-
Sirva quente, salpicado com queijo parmesão por cima. Fica muito bom se acompanhado de salada de alface ou rúcula e um bom vinho branco gelado, no verão, ou a temperatura ambiente, no inverno.
-
Um verdadeiro banquete com apenas um prato. Bom apetite!
Seja o primeiro a comentar!