🥕 Ingredientes
- 6 ovos (bater as claras em neve - ponto de pico - depois juntar as gemas)
- 6 colheres de farinha de trigo
- 2 colheres de manteiga sem sal
- 1 litro de leite integral
- 1 colher sopa amido de milho
- 1 litro de vinho tinto seco
- 2 xícaras de chá de açúcar (aproximadamente)
👨🍳 Modo de preparo
0 de 11 passos concluídos
-
Separar as gemas das claras.
-
Bater as claras em neve (ponto de pico) e depois juntar as gemas, em velocidade baixa na batedeira.
-
Feito isso, acrescentar aos poucos, a farinha de trigo, a manteiga, o leite e o amido de milho.
-
Depois de tudo batido, levar ao fogo e deixar engrossar até o ponto de se ver o fundo da panela. Deixar esfriar tampado para que não forme uma crosta.
-
Untar uma forma para pudim com manteiga e farinha de trigo. Despejar a mistura do pudim já fria e levar a geladeira (cobrir a forma para não ressecar por cima) até tomar consistência (aproximadamente 2 horas ).
-
Em uma panela despejar o litro do vinho e acrescentar o açucar. Não coloque todo , aproximadamente uma xicara e meia.
-
Levar ao fogo baixo. Ir mexendo até a calda engrossar. Se necessário acrescentar o restante do açucar para dar o ponto.
-
Colocar em um recipiente de vidro e deixar esfriar.
-
Depois de frio colocar na geladeira.
-
Servir gelado.
-
Só colocar a calda na hora de servir, de preferência deixar o convidado servir a calda a vontade e na hora em que for comer, pois a calda penetra no pudim deixando-o com aspecto escuro.
Seja o primeiro a comentar!