🥕 Ingredientes
- 50 g de margarina Quali 80% de lipídios (não use outra, não vai dar certo)
- 70 g de açúcar impalpável
- 70 g de trigo
- 1 clara
- 1 fava de baunilha
- 250 g de nata (creme de leite fresco)
- 250 g de leite
- 60 g de glicose
- 4 gemas peneitadas (importante peneirar)
- 100 g de chocolate meio amargo
- 100 g de manteiga
- 2 ovos
- 2 gemas
- 50 g de açúcar
- 30 g de farinha
👨🍳 Modo de preparo
0 de 27 passos concluídos
-
Com uma faca abra as favas ao meio no sentido do comprimento e raspe o interior. 2misture a bauniklha com metade de leite, a nata, a glicose e metade do açúcar.
-
Leve ao fogo mexendo até atingier 82°C (importante: não pode de maneira nenhuma passar dessa temperatura).
-
Separadamente misture as gemas como restante do açúcar e do leite.
-
Com uma concha, aos poucos, acrescente o creme da panela, mexendo (tem que ser aos poucos para não cozinhar as gemas, sempre colocando o preparo quente no preparo frio).
-
Coloque novamente na panela e volte ao fogo, mexa té ferver.
-
Coloque emum recipiente, cubra com plástico encostando na superfície do creme.
-
Leve ao freezer e tire de 30 em 30 minutos para mesxer, para que não forme cristai de gelo.
-
O sorvete do petit gateua nunca deve ser servido diretamente no prato, pode ser servido em cima de um cookie, uma cestinha etc.
-
Coloque um uma vasilha o açúcar impalpável, a farinha e a margarina, misture com as pontas dos dedos.
-
Acrescente a clara e misture com um fouet até ficar uma massa lisa e homogênea. 12pegue uma colher não muito cheia da massa, coloque em um papel manteiga, sobre uma forma virada ao crontrário.
-
Faça movimentos circulares, a massa deve ficar redonda e fina.
-
Leve ao forna à 170°C até começar a dourar.
-
É preciso muita calma, paciência e agilidade.
-
Ao tirar a massa do forno, rapidamente tire do papel com uma espátula, coloque em um ramequim virado (por exemplo) e modele para que ela fique no formato de uma cestinha.
-
Ela esfria e endurece muito rápido, eu mesma errei várias até pegar prática.
-
Pré-aqueça o forno a 170°C.
-
Unte 4 forminhas depetit gateau com margarina e enfarinhe com cacau em pó (com trigo ele vai ficar esbranquiçado).
-
Derreta o chocolate.
-
Após derretido agregue a manteiga.
-
Separadamente misture, sem bater, os ovos, a gema e o açúcar.
-
Acrescente o chocolate derretido e misture sem bater.
-
Por último misture a farinha peneirada.
-
Coloque nas forminhas e leve para assar por cerca de 3 a 4 minutos, fique de olho, pois depende do forno, e lembre-se, ele fica cremoso por dentro.
-
Para servirEnfeite pratos a seu gosto, pode ser com chocolate ralado, derretido e com auxilio de cone de papel manteiga.
-
Eu coloquei nutella em um cone depapel manteiga e fiz desenhos nos pratos.
-
Coloque a cestinha no prato e o sorvete dentro dela.
-
Desenforme o bolinho e sirva imediatamente.
Seja o primeiro a comentar!