🥕 Ingredientes
- 400 g de manteiga
- 1/2 copo de açúcar de confeiteiro peneirado
- 2 gemas
- 1 cálice de conhaque
- 500 g de farinha de trigo (ou quanto baste)
- 1 colher de sopa de baunilha
- 2 xícaras de castanhas picadas
- Castanhas inteiras para decorar
- Açúcar de confeiteiro para decorar
👨🍳 Modo de preparo
0 de 13 passos concluídos
-
Bater em uma batedeira a manteiga ou margarina até ficar bem branquinha.
-
Acrescente o açúcar de confeiteiro (se preferir e encontrar pode substituir por açúcar de baunilha) e bater mais.
-
Coloque as gemas (peneiradas) e volte a bater.
-
Acrescente o cálice de conhaque e a baunilha batendo sempre, quando estiver bem fofinho retire a batedeira.
-
Com a ajuda de uma colher intercale a farinha peneirada e as castanhas, talvez você tenha que colocar mas farinha para dar o ponto, mas cuidado, não deixe muito seco, pois depois de pronto deve deixar descansar.
-
É nesse momento que ele fica mais durinho, se deixar muito seco não vai conseguir fazer bolinhas para assar.
-
Deixe descansar depois de a massa pronta por no minimo 30 minutos no freezer.
-
Decorrido o período de descanso da massa faça pequenas bolinhas com o dedo, achate o meio, em seguida coloque uma castanha inteira na marquinha.
-
Coloque em uma assadeira de preferência com antiaderente, mas se não tiver não faz mal pois a massa é bem amanteigada, não precisa untar.
-
Enquanto o forno aquece deixe a forma com os biscoitinhos no freezer, pois o choque térmico faz com que o biscoito fique ainda mais especial.
-
Asse em forno preaquecido em 160°C, cuidado com o ponto, não deixe escurecer.
-
Tire ainda branco, cozido mas branco.
-
Pode peneirar açúcar de confeiteiro depois de frio.
Seja o primeiro a comentar!