🥕 Ingredientes
- 5 colheres (sopa) de azeite
- 2 cebolas médias raladas
- 3 dentes de alho amassado
- 500 g de carne churrasco
- 2 tomates pequeno picados sem sementes
- pimenta calabresa ou do reino a gosto (se gostar pode colocar cheiro verde salsa, cebolinha)
- 1 tablete de carne opcional
- sal a gosto
- purê de mandioca
- 500 g de mandioca cozida (sem sal)
- 1 creme de leite (pode ser light se preferir)
- 150 g de requeijão cremoso (pode ser light se preferir)
- 10 fatias de muçarela (quantidade aproximada)
👨🍳 Modo de preparo
0 de 15 passos concluídos
-
Utilize aquela carne que sobrou no churrasco.
-
Triture os pedaços de carne no processador ou liquidificador com o sal grosso, não precisa retirar.
-
Doure no azeite a cebola e o alho.
-
Junte a carne de churrasco e deixe refogar por 5 minutos (até perceber que ela fica bem dourada e sequinha).
-
Adicione o tomate (sem semente e retire a pele) e refogue por mais 3 minutos.
-
A tendência desse molho é ficar mais sequinho ( ficando muito parecido com a carne seca).
-
Depois de cozida a mandioca (deixe esfriar um pouco), retire o fio e coloque aos pouco uma quantidade de mandioca para facilitar o batimento do liquidificador ou processador.
-
Coloque um pouco da água que você utilizou para cozinhar a mandioca e bata até o ponto de purê.
-
Com o purê pronto coloque no refratário e misture o requeijão, o creme de leite e coloque sal ao seu gosto.
-
O purê já está pronto para montagem (nesta receita não se leva o purê para cozimento).
-
Em um refratário levemente untado com óleo, espalhe uma metade do purê (reserve a outra metade para cobrir a carne). Coloque o molho e, sobre ele, a muçarela em fatias ou ralada (a média muçarela de fatias utilizada nesta camada é de 5).
-
Adicione o purê cobrindo a camada do molho.
-
Coloque as demais fatias de muçarela (nesta camada é opcional pode-se colocar o restante do requeijão).
-
Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 35 a 45 minutos.
-
Antes de servir pode colocar o tempero verde picadinho e um pouquinho de orégano.
Seja o primeiro a comentar!