🥕 Ingredientes
- 4 abobrinhas médias, picadas bem pequenos e com casca
- 1 pimentão vermelho picado
- 1 pimentão amarelo picado
- 1 pimentão verde
- 150 grs. de azeitonas fatiadas, pode ser preta ou verde
- 100 grs. de passas escuras sem semente
- 2 cebolas grandes picadas
- 3 dentes de alho em lâminas
- 1 xícara de chá de amendoim sem casca e torrado
- 1 colher de sopa de gengibre cortado em pedaços bem pequenos
- Sal a gosto
- 4 colheres (sopa) vinagre balsâmico ou normal
- 4 colheres (sopa) de shoyu
- 1 xícara de (chá) de azeite
👨🍳 Modo de preparo
0 de 8 passos concluídos
-
Lave bem as abobrinhas, pique em quadradinhos com casca e coloque em uma tigela, acrescente os pimentões lavados e picados (se tiver apenas um dos pimentões) também fica muito bom.
-
Acrescente o alho a cebola, a azeitona, as passas, o amendoim e a gengibre, coloque o sal, tomando cuidado pois o shoyu já tem sal. Tempere tudo.
-
Aqueça o forno a 180°C por cerca 10 minutos.
-
Unte um refratário ou forma grande com óleo, coloque esta mistura e espalhe bem. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 50 minutos, mexendo umas duas vezes (retire o papel alumínio e mexa, coloque o papel de volta).
-
Após este tempo, retire o papel alumínio e deixe por 1/2 hora no forno, mexendo de vez em quando, até ficar bem moreninho.
-
Espere esfriar, se preferir regue com mais azeite e pode colocar orégano por cima.
-
Guarde na geladeira em recipiente tampado. Dura por volta de uns 30 dias, talvez pouco menos.
-
Sirva com salada verde, ou com torrada, pode ser servido também em churrasco, com o que sobrar pode transformar em base para macarronada, fica divino.
Seja o primeiro a comentar!