🥕 Ingredientes
- 10 pães (tipo carioquinha/francês) amanhecidos
- 1 coco
- 1 cebola média
- 1 pimentão médio
- 2 pimentas de cheiro
- 2 latas pequena de sardinha tradicional ao óleo
- 1 latas pequena de sardinha ao molho de tomate
- 100 ml de azeite de dendê
- 3 litros de leite
- 8 sachês de tempero em pó para legumes (tipo sazon amarelo)
- 6 tabletes de caldo de galinha
- 1 xícara de óleo
- 500 ml de água morna
- Coentro a gosto
- Molho de pimenta a gosto
👨🍳 Modo de preparo
0 de 8 passos concluídos
-
Corte o coco, retire a parte escura da castanha, corte em pedaços pequenos e bata no liquidificador utilizando 1 litro de leite.
-
Passe na peneira e reserve, em seguida refaça o procedimento utilizando o coco peneirado e a água morna (não misture com o retirado com o leite).
-
Rasgue o pão em pedaços pequenos, adicione o leite de coco retirado com a água morna e 1/2 litro de leite, espere por 5 minutos e amasse-o com as mãos para que se desmanche e fique tipo uma papa sem nenhum caroço (não triture no liquidificador, isso altera a receita).
-
Corte a cebola, o pimentão e a pimenta de cheiro bem miudinho. Corte também o coentro (use apenas as folhas sem o talo).
-
Em uma panela grande coloque o óleo e refogue a cebola, depois adicione o pimentão e a pimenta de cheiro, adicione então a sardinha sendo uma tradicional sem o óleo e as outras com óleo, amassa bem as sardinha na panela e coloque o coentro, deixe cozinhar por 10 minutos, adicione a mistura de pão, acrescente o tempero em pó e 4 tabletes de caldo de galinha.
-
A medida que engrossa acrescente o leite de coco (aquele retirado com o leite) mexendo sempre.
-
Experimente o ponto do sal, se precisar utilize o caldo de galinha (sempre utilizo 6 tabletes, mas depende do pãozinho de sua região), cozinhe por mais ou menos 20 minutos acrescentando leite.
-
Quando estiver cozido (a mistura fica com textura diferente e dá para notar porque fica meio liguenta) acrescente o azeite de dendê e o molho de pimenta, misture bem. Desligue o fogo e não misture mais.
Seja o primeiro a comentar!