🥕 Ingredientes
- 200 g de farinha de trigo
- 1 ovo
- 1/2 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de água
- 150 g de manteiga
- Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
- 180 g de roquefort
- 75 ml de leite
- 75 ml de vinho do Porto
- 200 ml de creme de leite fresco
- 2 ovos
- 2 gemas
- 30 g de nozes picadas
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- Cebolinha francesa para decorar
- Sal a gosto
👨🍳 Modo de preparo
0 de 16 passos concluídos
-
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
-
Unte uma fôrma redonda de 20 cm de diâmetro, de preferência própria para quiche, com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Reserve.
-
Corte a manteiga em cubinhos. Numa tigela, misture todos os ingredientes com as mãos até formar uma massa homogênea. Faça uma bola e embrulhe com filme. Leve à geladeira por 10 minutos.
-
Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo. Transfira para a fôrma preparada.
-
Com as mãos, pressione contra o fundo e as laterais. Retire o excesso das laterais. Com a ajuda de um garfo, faça alguns furinhos na superfície da massa. Reserve.
-
Cubra a massa com papel-manteiga e despeje feijão cru para fazer peso.
-
Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 10 minutos.
-
Em seguida, retire a massa do forno e despreze o feijão e o papel-manteiga. Reserve.
-
Com uma faca afiada, pique bem fina a cebolinha francesa. Reserve.
-
Em uma tigela, coloque o queijo roquefort e amasse com um garfo. Adicione o vinho do Porto, o creme de leite fresco, o sal e a pimenta-do-reino moída ao roquefort amassado e misture muito bem. Reserve.
-
Na batedeira, junte os ovos, as gemas e o leite e bata até obter uma mistura bem cremosa.
-
Acrescente a mistura de ovos e leite na tigela com o queijo e misture bem.
-
Polvilhe as nozes picadas sobre a massa reservada.
-
Com a ajuda de uma colher, distribua o creme sobre a massa e polvilhe com a cebolinha francesa picada.
-
Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 40 minutos, ou até que a superfície fique dourada.
-
Retire do forno e sirva imediatamente.
Seja o primeiro a comentar!