🥕 Ingredientes
- 5 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher (sobremesa) de manteiga sem sal
- 200 ml de calda (você também pode optar por usar calda de compota de frutas)
- 500 g de açúcar de confeiteiro
- 2 colheres (sopa) de açúcar de baunilha
- 1 xícara (chá) de água fervida (utilize somente o necessário)
👨🍳 Modo de preparo
0 de 17 passos concluídos
-
Bata os ovos com o açúcar até formar um creme liso.
-
Em seguida, acrescente a farinha peneirada com o fermento.
-
Adicione o creme de leite e bata até misturar bem.
-
Divida a massa em 2 formas redondas (20 cm de diâmetro), previamente untadas e enfarinhadas. Leve para assar em forno a 230°C por 30 a 35 minutos ou faça o teste do palito antes de retirar do forno (se ele sair seco, está pronto).
-
Faça uma calda com 1 xícara (chá) de açúcar e 1/2 xícara (chá) de água, misture e leve ao fogo até borbulhar toda a superfície, reservando em seguida.
-
Em um recipiente fundo e próprio para micro-ondas, leve o leite condensado misturado com a manteiga ao micro-ondas por 3 minutos.
-
Mexa a mistura e coloque novamente no micro-ondas por mais 2 minutos.
-
Mexa novamente e coloque por mais 1 minuto.
-
Se ainda estiver pouco consistente, recoloque mais 1 minuto e mexa novamente.
-
O creme deve ficar com consistência mais mole do que a de um brigadeiro, mas com consistência suficiente para não escorrer.
-
Desenforme a primeira camada sobre o prato de servir, finque toda a superfície com uma faca de ponta e umedeça o pão-de-ló com a calda.
-
Em seguida, espalhe o recheio ainda quente.
-
Fure a segunda camada com a faca, umedeça com a calda e vire sobre o recheio.
-
Coloque o açúcar de confeiteiro em um recipiente e junte o açúcar de baunilha.
-
Vá adicionando a água fervente aos poucos, misturando bem a cada adição até ficar um creme espesso e brilhante (suficientemente espesso para custar a cair da colher, mas com plasticidade suficiente para escorrer pelas laterais do doce, envolvendo-o).
-
Deixe descansar para secar o glacê.
-
Agora só falta servir e degustar!
Seja o primeiro a comentar!