🥕 Ingredientes
- 1 xícara de feijão branco
- Sal a gosto
- 1 pitada de pimenta do reino
- 1/2 cebola picadinha
- 4 ou 5 cebolinhas picadas
- 4 ou 5 galhinhos de salsinha picada
- 1/2 tomate picado (tomate pequeno)
- 1/2 pimentão vermelho picado (um pimentão pequeno)
- 1/2 pimentão verde picado (pimentão pequeno)
- 2 dentinhos de alho picados
- 1 cubo de caldo de legumes
- 1 folha de louro
- Margarina
- 2 colheres de sopa de trigo (de preferência previamente peneirado)
👨🍳 Modo de preparo
0 de 11 passos concluídos
-
Em uma panela de pressão colocar o feijão previamente amolecido (para isso basta deixá-lo de molho em água durante uma noite ou por 2 horas antes do preparo) cobrir com água (deixar pelo menos uns 3 dedos de água acima do feijão).
-
Assim que a panela começar a apitar de maneira regular, abaixe o fogo (não se preocupe, a pressão dentro da panela irá permanecer a mesma) conte mais 30 minutos. Após esse tempo desligue o fogo e espere esfriar por uns 10 a 15 minutos.
-
Enquanto espera esfriar, coloque em uma frigideira 1 colher de sopa de margarina, a cebola, o alho, a salsa e a cebolinha, o tomate, os pimentões e refogue bem.
-
Quando a panela de pressão tiver esfriado, tire a tampa e se quiser mova o feijão para outra panela (eu continuo na mesma).
-
Coloque a panela de volta no fogo e agora acrescente 1 cubinho de caldo de legumes (pique-o primeiro, para dissolver melhor).
-
Acrescente 1 pitada de pimenta do reino, cerca de 1 colher de sopa de sal (não muito cheia - isso dependerá do seu gosto, eu prefiro caldo mais temperado), 1 folha de louro e deixe ferver.
-
Acrescente o refogado ao feijão. Mexa bem.
-
Para o caldo ficar mais consistente, em uma frigideira, coloque 1 colher de margarina mais 2 colheres de trigo.
-
Frite um pouco.
-
Coloque a mistura de trigo no feijão (que deverá estar fervendo), aos poucos, mexendo muito bem para dissolver. Em 5 minutos o caldo estará com uma consistência maravilhosa.
-
Esta receita rende para 2 pessoas, ou para 1, podendo o restante ser congelado.
Seja o primeiro a comentar!