🥕 Ingredientes
- 9 ovos
- 5 xícaras das de chá de açúcar
- 6 xícaras das de chá de trigo
- 2 xícaras das de chá de água quente um pouco mais que morna
- 2 colheres de fermento em pó ou use o trigo já com o fermento
- 1 litro de leite
- 4 colheres sopa cheia de amido de milho ou seja maizena
- 2 xícaras de cafezinho de açúcar
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 abacaxi
- 1/2 copo de açúcar
- 1 copo de água
- Chantilly
- Abacaxi em calda
👨🍳 Modo de preparo
0 de 15 passos concluídos
-
Separe as claras da gema.
-
Na batedeira bater as gemas com o açúcar e um pingado da água quente para facilitar a homogeneidade.
-
Acrescente o trigo, alternado com a água.
-
Misture bem coloque o fermento em pó, por último as claras batidas em neve.
-
Leve para assar em forma untada e enfarinhada em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos, até dourar, ou colocando um palito este saia limpo.
-
Primeiro descasque o abacaxi e corte em pedacinhos, cozinhe com um copo de água e 1/2 copo de açúcar, até ficar mole.
-
Se precisar acrescente mais água para que sobre uma calda.
-
Escorra a calda do abacaxi e reserve.
-
Dissolva a maizena em 1/2 xícara de água.
-
Em uma panela junte as 2 xícaras de café de açúcar, o leite e a maizena, leve ao fogo até engrossar, mexendo sempre. Deixe esfriar.
-
Depois de frio acrescente o leite condensado, o creme de leite e misture bem até ficar cremoso e no final acrescente o abacaxi sem a calda.
-
Desenforme o bolo corte ao meio ou em 3 discos.
-
Alterne camadas de massa molhada com a calda do abacaxi e recheio.
-
Termine com a massa de bolo e cubra com chantilly e o abacaxi para decorar.
-
Deixe na geladeira até a hora de servir.
Seja o primeiro a comentar!