🥕 Ingredientes
- 2 filés os postas de peixe branco de sua preferência
- 1 fio de azeite
- 1/2 limão
- 1 pitada de sal
- 80 g de manteiga gelada com sal (de boa qualidade)
- 7 colheres de vinagre branco (de boa qualidade)
- 1 cebola pequena
- Pitada de pimenta
👨🍳 Modo de preparo
0 de 11 passos concluídos
-
Na verdade esse molho aqui é utilizado com noix de sant jacques (um crustáceo aqui da região e não encontrei ainda no brasil) por isso fiz essa outra opção com peixe, mas também fica bom com lagosta ou outro marisco mais fino.
-
Ccoloque as duas postas de peixe sobre um pedaço de papel alumínio, coloque o sal, o limão e o fio de azeite, feche bem e passe para uma travessa e coloque no forno pré-aquecido.
-
O tempo depende do peixe escolhido, mas varia entre os 20 e 30 minutos, por isso vale a pena ficar abrindo volta e meia, pois o peixe cozinha rápido.
-
É bom não temperar muito para sentir o sabor do molho, que é a estrela dessa receita.
-
Obs.: Não colocar muito azeite, pois o peixe solta sua água naturalmente e o molho também já é meio calórico.
-
Essa receita aprendi aqui na frança e todos acham esse molho o máximo, por isso gostaria de dividir com vocês e é muito fácil.
-
Coloque o vinagre em uma panela em fogo baixo e deixe evaporar, até sair o cheiro forte e começar a ferver.
-
Espere ele amornar pois nesse tempo ele evapora mais um pouco.
-
Ligue o fogo novamente e coloque a cebola já picadiha e deixe cozinhar um pouco no vinagre.
-
Comece a colocar a manteiga por colheres, uma de cada vez mexendo rápido com um fouet (batedor manual) para poder derreter bem, pois ele ajudará a dar espessura ao molho. Continue até colocar a última colher de manteiga, após toda ela derretida e molho grossinho, pode desligar!!
-
Obs.: Esse molho deve ser servido quente pois se esfriar já não fica a mesma coisa.
Seja o primeiro a comentar!