🥕 Ingredientes
- 500 g de trigo (com ou sem fermento)
- 250 g de manteiga (ou margarina) gelada
- 1/2 xícara de água gelada
- 1 ovo inteiro e 1 clara
- 1 gema (para pincelar a massa no final)
- se você for fazer de frango e tiver o caldo do frango, então use-o no lugar da água, o caldo também precisará estar gelado
👨🍳 Modo de preparo
0 de 15 passos concluídos
-
Coloca o trigo numa bacia ou numa bancada, acrescente o ovo inteiro + clara e a manteiga
-
Amasse com as mãos mesmo até formar uma farofa e os ingredientes estiverem todos misturados
-
Pode ser que só com a manteiga e ovo a massa chegue no ponto.
-
O ponto é quando a massa solta da mão e/ou da bancada.
-
Se ela não estiver grudando quer dizer que está boa.
-
Se estiver muito seca então acrescente a água aos poucos e se ficar muito grudenta você coloca trigo aos poucos até dar o ponto
-
Se já fez isso então está na hora de pegar a massa e botar dentro de um saco plástico e levar para a geladeira e deixá-la descansando por cerca de 30 min
-
Após o tempo determinado acima, pegue uma forma (você pode untar a forma ou não, fique a vontade)
-
Forre o fundo da forma com metade da massa e vai abrindo com as mãos até cobrir o fundo e as laterais da fôrma
-
Fure a massa aberta na fôrma com um garfo e coloque o recheio que você decidiu usar
-
A outra metade da massa abra sobre um saco plástico aberto com o auxílio de um rolo ou qualquer objeto cilíndrico grosso. Abra a massa do tamanho mais ou menos da fôrma (pode ir colocando a massa em cima pra medir)
-
Agora coloque a massa bem aberta por cima do recheio e dá uma apertadinha nas laterais pra juntar com a massa das laterais
-
Passe a gema na massa com auxílio de um pincel (ou seus dedos mesmo), passe por toda superfície da massa
-
Leve ao forno preaquecido a uns 180° C 200ºC (dependendo do seu forno) por 30 minutos ou até dourar
-
Após dourar, retire do forno (cuidado pra não se queimar). Se estiver desesperado pode cortar e comer logo, mas eu aconselho esperar esfriar um pouco
Seja o primeiro a comentar!