Massa de empadão

Massa de empadão

⏱ 1h 👤 10 porções 📊 Fácil
🛒 Lista de compras

🥕 Ingredientes

Porções: 10
  • 500 g de trigo (com ou sem fermento)
  • 250 g de manteiga (ou margarina) gelada
  • 1/2 xícara de água gelada
  • 1 ovo inteiro e 1 clara
  • 1 gema (para pincelar a massa no final)
  • se você for fazer de frango e tiver o caldo do frango, então use-o no lugar da água, o caldo também precisará estar gelado

👨‍🍳 Modo de preparo

0 de 15 passos concluídos

  1. Coloca o trigo numa bacia ou numa bancada, acrescente o ovo inteiro + clara e a manteiga

  2. Amasse com as mãos mesmo até formar uma farofa e os ingredientes estiverem todos misturados

  3. Pode ser que só com a manteiga e ovo a massa chegue no ponto.

  4. O ponto é quando a massa solta da mão e/ou da bancada.

  5. Se ela não estiver grudando quer dizer que está boa.

  6. Se estiver muito seca então acrescente a água aos poucos e se ficar muito grudenta você coloca trigo aos poucos até dar o ponto

  7. Se já fez isso então está na hora de pegar a massa e botar dentro de um saco plástico e levar para a geladeira e deixá-la descansando por cerca de 30 min

  8. Após o tempo determinado acima, pegue uma forma (você pode untar a forma ou não, fique a vontade)

  9. Forre o fundo da forma com metade da massa e vai abrindo com as mãos até cobrir o fundo e as laterais da fôrma

  10. Fure a massa aberta na fôrma com um garfo e coloque o recheio que você decidiu usar

  11. A outra metade da massa abra sobre um saco plástico aberto com o auxílio de um rolo ou qualquer objeto cilíndrico grosso. Abra a massa do tamanho mais ou menos da fôrma (pode ir colocando a massa em cima pra medir)

  12. Agora coloque a massa bem aberta por cima do recheio e dá uma apertadinha nas laterais pra juntar com a massa das laterais

  13. Passe a gema na massa com auxílio de um pincel (ou seus dedos mesmo), passe por toda superfície da massa

  14. Leve ao forno preaquecido a uns 180° C 200ºC (dependendo do seu forno) por 30 minutos ou até dourar

  15. Após dourar, retire do forno (cuidado pra não se queimar). Se estiver desesperado pode cortar e comer logo, mas eu aconselho esperar esfriar um pouco

⭐ Avalie esta receita

Entre ou cadastre-se para avaliar esta receita.

💬 Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!