🥕 Ingredientes
- 2 e 1/2 colheres (chá) de fermento seco
- 2 colheres (sopa) de água morna
- 3 e 1/4 xícaras de farinha trigo
- 1 xícara de leite em temperatura ambiente
- 1/4 xícara de margarina sem sal amolecida (ou manteiga, se preferir)
- 3 gemas
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de sal
- 1 xícara de leite
- 1 colher (café) de essência de baunilha
- 1 pitada de sal
- 1/4 xícara de açúcar
- 1 colher (sopa) amido de milho
- 1 ovo grande
- 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
- Glaçúcar
👨🍳 Modo de preparo
0 de 20 passos concluídos
-
Em uma panela, junte o leite, a baunilha e o sal e leve ao fogo médio até levantar fervura.
-
Em uma tigelinha, misture o açúcar e o amido de milho, acrescente o ovo e misture com um fouet (batedor de claras).
-
Em seguida, coloque somente 1/3 de xícara do leite que está na panela quente e acrescente na tigelinha, mexendo sem parar.
-
Após isso, coloque tudo na panela e continue misturando bastante, em fogo médio, por aproximadamente 2 minutos ou até engrossar.
-
Passado esse tempo, deixe esfriar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando para não criar aquela película em cima.
-
Em seguida, adicione a margarina (ou manteiga, vai do gosto de cada um), mexendo até que fique homogêneo.
-
Coloque-o em um recipiente e cubra com plástico rente ao creme (sem bolha de ar, se possível, para não criar película).
-
Leve à geladeira até esfriar (tempo suficiente para fazer os bolinhos).
-
Junte o fermento e a água e misture até dissolver.
-
Deixe descansar até criar umas bolinhas, cerca de 5 minutos (se isso não acontecer, descarte a mistura e faça outra)0.
-
Acrescente a farinha, o leite, a margarina (ou manteiga), as gemas, o açúcar e o sal e misture tudo até virar uma massa grudenta (tipo de pão).
-
Em seguida, cubra com um pano e deixe descansar até dobrar o volume (deixei cerca de 1 hora).
-
Com a massa já crescida, estique-a em uma superfície limpa e enfarinhada.
-
Em seguida, abra a massa com um rolo e deixe-a com uma espessura de aproximadamente 1,5 cm. Corte no tamanho desejado, lembrando que quanto menor for, mais irá render (eu cortei com diâmetro de 8 cm).
-
Note que eles cresceram mais um pouco, mesmo depois de cortados.
-
Após cortar todos, comece a fritar (o óleo tem que ser o suficiente para fritar todos).
-
Frite-os em fogo médio ou baixo, dependendo do fogão, até ficarem dourados, tomando cuidado para não deixar cru por dentro.
-
Em um recipiente, coloque o glaçúcar e passe cada bolinho nele.
-
Retire o plástico de cima do creme que estava reservado na geladeira e coloque-o em um saco de confeitar com bico perlê (ou em uma máquina de churros, caso você tenha em casa, pois ela tem um bico grande de recheio), insira o bico na lateral do bolinho e recheie.
-
Deixe uma pontinha do recheio para fora, pois dessa forma, se você fizer de outros sabores, saberá de qual sabor é cada um.
Seja o primeiro a comentar!