🥕 Ingredientes
- 150 g de manteiga
- 1 xícara de açúcar
- 7 ovos
- 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo
- 2 xícaras des chocolate em pó
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 5 xícaras de leite
- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de creme de leite
- 1 barra de 200 g de chocolate ao leite ou meio amargo ralado
- 1 lata de sorvete tipo brigadeiro, creme ou flocos
- 500 g de chocolate ao leite ou meio amargo ralado derretido em banho-maria
👨🍳 Modo de preparo
0 de 17 passos concluídos
-
Bata muito bem, no liquidificador ou na batedeira, a manteiga com o açúcar e 3 ovos inteiros.
-
Junte a farinha de trigo, o chocolate em pó, o fermento e 3 xícaras de leite.
-
Bata tudo muito bem.
-
Bata então, a mão, delicadamente e até misturar bem, o leite condensado, o creme de leite, 2 latas de leite (use como medida a lata de leite condensado), os últimos 4 ovos, sendo primeiro as gemas e depois as claras batidas em neve, e as primeiras 200 g chocolate ralado.
-
Misture tudo com cuidado e asse em banho maria por uma hora, numa forma redonda.
-
Desenforme depois de frio, se possível, bem gelado.
-
Após isso, corte uma tampa por cima do bolo, não muito fina e nem muito grossa, só o suficiente pra poder ser manipulada sem se quebrar.
-
Com uma colher, cave o bolo, fazendo um buraco que deverá ser recheado de sorvete até na borda.
-
Após rechear o bolo, recoloque a tampa e cubra tudo com o sorvete restante até acabar.
-
Deixe no congelador até o sorvete endurecer bem e cubra a cobertura de sorvete com o chocolate derretido.
-
Após isso, torne a colocar o bolo no congelador, até a cobertura endurecer.
-
Detalhe, a cobertura não pode estar muito quente, senão, o sorvete derreterá.
-
Pra testar se a cobertura está no ponto, pegue um pouco com um palito e coloque na curva dos lábios.
-
Se sentir que está suportável ao toque, estão a cobertura já pode ser usada sem problemas.
-
Como decoração, pode-se usar mais chocolate ralado ou granulado.
-
No lugar do sorvete, pode-se fazer o bolo com mousse.
-
Fica igualmente delicioso.
Seja o primeiro a comentar!