🥕 Ingredientes
- 12 ovos
- 1 kg de açúcar cristal
- 250 g de manteiga sem sal
- 1 xícara de leite
- 100 g de sal amoníaco
- Farinha de trigo, o quanto baste
- 2 claras
- 2 colheres (sobremesa) de suco de limão
- 2 colheres (café) de vinagre branco
- Açúcar confeiteiro, o quanto baste
👨🍳 Modo de preparo
0 de 12 passos concluídos
-
Coloque o sal amoníaco em uma tigela, despeje sobre o pó, o leite morno e misture suavemente até dissolver, deve espumar e aumentar de volume.
-
Junte os demais ingredientes e misture com as mãos.
-
A farinha coloque até dar ponto, para ½ receita uso mais de um quilo de farinha.
-
Comece a amassar na tigela e depois passe para uma bancada enfarinhada. O ponto é até formar uma bola de massa bem bonita, que solte das mãos. Deixe descansar um pouco antes de abrir.
-
Abra a massa com um rolo na espessura de 0,5 cm sobre superfície enfarinhada e corte os biscoitos com cortadores próprios, encontrados em lojas de produtos para confeitaria. Leve para assar até dourar o fundo dos biscoitos. Decore com glacê real.
-
Espere secar o glacê e guarde em potes, vidros e biscoiteiros bem fechados.
-
Bata as claras em neve em ponto bem firme, sem parar de bater na batedeira, junte o açúcar confeiteiro aos poucos, junte o suco e o vinagre, e vá juntando açúcar até dar ponto.
-
O meu ponto é quando se sente o glacê pesado, a “batedeira pesando”.
-
Vai bastante açúcar, cerca de 500 g.
-
Para decorar os biscoitos, espere que esfriem bem, e decore a gosto usando o glacê, pode ser colorido com corante alimentício.
-
Coloque os biscoitos já decorados em uma forma (ou bandeja com bordas altas), um ao lado do outro.
-
Cubra as formas com um pano (não coloque em potes com tampa, o glacê não seca e fica melado), deixe aí por umas 6 horas em local seco e arejado.
Seja o primeiro a comentar!