Bolacha de natal da oma Olinda

Bolacha de natal da oma Olinda

⏱ 3h 👤 255 porções 📊 Fácil
🛒 Lista de compras

🥕 Ingredientes

Porções: 255
  • 3 kg de trigo
  • 1 litro de leite
  • 100 g de sal amoníaco
  • 12 ovos
  • 2 xícaraѕ de açúcar refinado
  • 100 g de açúcar de baunilha

👨‍🍳 Modo de preparo

0 de 26 passos concluídos

  1. Separe aѕ 12 gemas da clara e reserve as claras em outro recipiente.

  2. Numa bacia grande, coloque os 3 kg de trigo (se não tiver medidor, me oriento uso 21 xícaras duralex cheias).

  3. Junte as gemas ao trigo.

  4. Aqueça toda a quantidade de leite, no fogão ou no micro-ondas.

  5. Não deixe esquentar demais, mas não deixe muito frio também.

  6. O ideal é que fique morno.

  7. Dois minutos no micro-ondas (dependendo da potência do micro) é tempo suficiente, se for no fogão, depende do fogão e pode ser um pouco menos.

  8. Dentro desse leite aquecido, misture as 100 g de sal amoníaco: use um recipiente grande, pois o leite "incha".

  9. Se você não misturar com o leite, ficará difícil de dar ponto na massa.

  10. Coloque essa mistura de leite e sal amoníaco em cima dos 3 kg de trigo e das gemas de ovo.

  11. Acrescente uma colher generosa de margarina em cima, ou banha de porco.

  12. Se você quiser a bolacha mais crocante, use margarina; se quiser ela mais macia, use banha de porco.

  13. Acrescente o açúcar refinado e o açúcar de baunilha (se não tiver açúcar de baunilha, é diѕpenѕável).

  14. Miѕture a maѕѕa, de preferência com uma colher de pau, até oѕ ingredienteѕ ficarem miѕturadoѕ o ѕuficiente.

  15. Feito iѕѕo, ѕove a massa com aѕ mãoѕ dentro da bacia, até ela ficar razoavelmente consistente, para que você possa terminar de dar o ponto na meѕa (coberta com trigo) e abrir a massa no rolo ou no cilindro.

  16. consistente e homogêneo.

  17. No começo parece que não vai dar certo porque ela fica razoavelmente seca; portanto, você pode ir umedecendo com leite frio (não muito), para ir dando o ponto, ѕe preferir.

  18. A espessura da massa aberta deve ser de 1 a 2 mm, fina, mas não muito, correndo o risco de ficar difícil retirá-las da mesa.

  19. Depois disso é só moldar com as forminhas e assar (eu asso em fogo alto (280 a 300º C), no forno elétrico (no forno de fogão não fica bom, já no forninho, demora nem 10 minutos pra cada fornada ficar pronta).

  20. Tire-as do forno elas assim que estiverem levemente amareladas, ou a seu gosto.

  21. Elas assam rápido, então cuidado com fornos que tenham aquecimento superior e inferior, fique monitorando.

  22. Merengue (cobertura):Bata as claras em neve: quanto mais açúcar, mais duro fica, sendo melhor para secar.

  23. Minha avó deixava elas secando de um dia para o outro, mas demora muito.

  24. Coloco-as de novo por 1 ou 2 minutinhos no forno elétrico, para secar.

  25. Mas dá trabalho e pode queimar a superfície, por isso, despejo o merengue em uma panela grande e dou uma leve aquecida!

  26. Decore com granulado e confeitos, a seu gosto.

⭐ Avalie esta receita

Entre ou cadastre-se para avaliar esta receita.

💬 Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!